Rondônia - 16 de Novembro de 2025

VEREADOR PEDE CPI NO IPEMA PARA APURAR ROMBO, EXECUTIVO TEM MAIORIA E QUER BARRAR

EDIRCEU LIMA, 21/10/2025 17h34

 (Foto: EDIRCEU LIMA) Ampliar imagem:  (Foto: EDIRCEU LIMA)
Foto: EDIRCEU LIMA

A Câmara Municipal de Ariquemes vive mais uma prova de fogo para mostrar à população que de fato é um poder independente. O vereador Lano Matias protocolou um requerimento pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, com o objetivo de investigar o rombo financeiro do Instituto de Previdência Municipal de Ariquemes (IPEMA), que segundo informações é superior a 130 milhões de reais.
Na justificativa o parlamentar destaca que o IPEMA tem um rombo que só  cresce, e isso poderá no futuro comprometer o pagamento de aposentadorias e pensões, sendo necessária uma apuração rigorosa para identificar de fato o que está acontecendo, por que esse valor milionário e quem são  os responsáveis.
Já assinaram o requerimento os vereadores Filipe Rozique e Rafaela do Batista, confirmaram o apoio com assinatura eletrônica, o vereador Renato Garcia recusou-se a assinar o requerimento. Os demais vereadores ainda não se pronunciaram se serão a favor ou contra a criação da CPI do IPEMA.

MAIORIA
Lembrando que o Executivo possui uma base com a grande maioria dos vereadores votando os seus projetos, não deixando passar nem pedido de vista, se for contrariar os interesses, como foi o caso que aconteceu com a vereadora Rafaela do Batista, quando da ocasião em que o Executivo pediu a autorização para usar o dinheiro do FUNDEB, para pagar o rombo da Previdência, Rafaela pediu mais um tempo para analisar o projeto, lhe foi negado esse direito. Mesmo a Constituição Federal dizendo que é proibido usar o dinheiro do FUNDEB para pagar dívidas previdenciárias, a maioria dos vereadores votaram autorizando esses gastos, somente os vereadores Rafaela do Batista e Lano Matias foram contra.

DINHEIRO
Segundo consta o Instituto de Previdência do Município de Ariquemes, possui quase 450 milhões de reais aplicados em instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú, caso os vereadores resolvam criar a CPI do IPEMA, será possível averiguar de fato como essas aplicações são feitas. Desde de quando Confúcio Moura assumiu a prefeitura em seu primeiro mandato que os recursos são pagos com regularidades, sem atrasos, agora é acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e ver de fato quem manda.


 

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2025 - Todos os direitos reservados