EDIRCEU LIMA, 02/01/2025 00h02
A eleição para a presidência da Câmara Municipal de Ariquemes, realizada nesta quarta-feira, 01, foi marcada por uma das maiores reviravoltas dos últimos anos naquela Casa de Leis, fato que gerou um clima tenso entre os vereadores e o público presente no plenário. O clima de cordialidade que marcou a solenidade na sessão solene acabou quando a sessão para eleição teve início já no plenário da Câmara Municipal.
No início dos trabalhos o vereador Renato Padeiro apresentou sua chapa e a partir daí se iniciaram as surpresas, a vereadora Rosa Pereira pediu para que seu nome fosse retirado da chapa de Renato, com isso tudo mudava, a maioria que o grupo liderado por Renato Garcia tinha, deixou de existir, e a vantagem mudou de lado. Mesmo assim o Presidente ainda tentou levar a votação a frente, como fez, desclassificando a chapa liderada pelo vereador Felipe Rozique, entretanto agora eles tinham a maioria, com chegada de Rosa passaram a ser seis. Renato tentou impor, declarou sua chapa vencedora, encerrou a sessão, mas a maioria usando mesmo regimentou interno por entenderem que não houve coerência na decisão, reabriram a sessão e deram reinício a sessão de eleição da mesa diretora e contou a presença de sete dos onze vereadores no plenário, sendo eles: Rafaela, Felipe, Lucas, João, Jeferson, Rosa e Lano.
O vereador Felipe Rozique apresentou sua chapa, sendo ele o presidente, Lucas Follador, o vice, Rafaela do Batista a 1ª secretária e Jeferson Cardoso o 2º secretário. Não houve outra chapa inscrita, a votação foi iniciada e chapa foi eleita com 06 votos favoráveis e 01 abstenção do vereador Lano Matias, para comandar o biênio 2025/2026, em seguida foi iniciada a votação para eleger a segunda mesa diretora que irá comanda o Poder Legislativo no biênio 2027/2028, sendo apresentada a vereadora Rosa Pereira como Presidente, o vereador João Mendes como vice, o vereador Jeferson Cardoso como 1º secretário e a vereadora Rafaela do Batista como 2ª secretária, sendo eleita a chapa com 06 votos favoráveis e 01 abstenção do vereador Lano Matias.
Com esse resultado ficou provado que grupo não somente se manteve unido, como foi buscar mais um componente, a vereadora Rosa Pereira, já os vereadores Renato Padeiro e Tiago Viola que seriam os possíveis escolhidos para comandar a casa neste mandato acabaram ficando fora da composição, sendo Rosa a “cartada” final que mudou toda a história na eleição da Câmara Municipal de Ariquemes, que terá caras novas na direção da casa, e com isso acabaram impondo a derrota do grupo que era tido como base do executivo, agora é acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.