RONDONIAOVIVO, 27/10/2024 16h58
Com mais de 100% das urnas apuradas, o sistema de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirma a eleição de Léo Moraes (Podemos) como prefeito de Porto Velho, neste 2º turno das eleições de 2024. A vice prefeita eleita é Magna dos Anjos Queiroz (Podemos). O candidato acompanhou a apuração em sua residência e inicialmente comemorou com a família. Leo Moraes colocou mais de 29 mil votos na frente de Mariana carvalho, sendo 135.118 mil votos para Leo Moraes e 105.406 para Mariana Carvalho. O número de eleitores que não foram votar superou os 30%.
Reviravolta
A eleição foi uma grande conquista devido a disputa acirrada no primeiro turno, sendo sete candidatos(as) no páreo que terminou com Mariana Carvalho (União) à frente com 44,53% dos votos e Léo Moraes em segundo lugar com 25,65% dos votos válidos. Para consolidar a vitória, Léo Moraes reverteu a disputa e saltou para a primeira colocação.
No segundo turno, Léo enfrentou uma grande estrutura formada por 14 partidos e diversas lideranças de alto potencial político. Com simplicidade e acolhimento popular, o candidato fez uma grande reviravolta e reverteu a disputa com uma campanha simples baseada no engajamento popular e recebendo adesões espontâneas de eleitores, famílias e lideranças de diversos segmentos sociais e políticos.
Quem é o novo prefeito
Léo Moraes é pecuarista, formado em Direito, tem 40 anos e ingressou na carreira política aos 28. Seu primeiro mandato foi como vereador de Porto Velho (RO), em 2012, sendo eleito deputado estadual em 2014. Em 2018, foi eleito deputado federal. Concorre à prefeitura da capital de Rondônia pelo Pode.