Rondônia - 05 de Março de 2024

RONDÔNIA É O ESTADO QUE MAIS MORRE MULHERES VÍTIMAS DE FEMINICÍDIOS NA AMAZÔNIA

ASSESSORIA, 04/12/2023 12h46

 (Foto: ASSESSORIA) Ampliar imagem:  (Foto: ASSESSORIA)
Foto: ASSESSORIA

Rondônia é o estado da Amazônia Legal com mais casos de feminicídios registrados em 2022. A média é de 3,0 mortes por 100 mil mulheres: um número duas vezes maior que a média nacional.
Os dados são do estudo “Cartografias da Violência na Amazônia”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta semana.
O feminicídio é uma das possíveis qualificadoras do crime de homicídio e ocorre contra a mulher por razões da condição do sexo feminino, sendo quando o crime envolve violência doméstica e familiar e menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
Considerando todos os homicídios de mulheres (seja feminicídio, homicídios dolosos, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) o estado de Rondônia também lidera o ranking com uma taxa 11,1 mortes por 100 mil mulheres. Nesse aspecto a situação é mais grave: quase 3 vezes maior que a média nacional.
Com relação ao levantamento em geral, todos os estados da região Norte apresentaram taxas de violência letal acima da média nacional no último ano. Rondônia ocupa a quarta posição, com taxa de 34,3 mortes por 100 mil habitantes.
Os crimes baseados no gênero também são maiores nos estados da Amazônia Legal do que no restante do Brasil.


 

Destaques
RONDÔNIA É O ESTADO QUE MAIS MORRE MULHERES VÍTIMAS DE FEMINICÍDIOS NA AMAZÔNIA

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2024 - Todos os direitos reservados