Rondônia - 05 de Março de 2024

EQUOTERAPIA JÁ É REALIDADE EM ARIQUEMES E AJUDA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

ASSESSORIA, 14/11/2023 17h14

 (Foto: ASSESSORIA) Ampliar imagem:  (Foto: ASSESSORIA)
Foto: ASSESSORIA

A Equoterapia é um método terapêutico que se utiliza de cavalos para ajudar na reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência.
Em Ariquemes existe o Centro de Equoterapia, Espaço Vida e Movimento. Indicada para pacientes com alterações motoras, cognitivas, psicológicas, linguísticas e educacionais.
O Espaço conta com uma equipe multidisciplinar das áreas da saúde, educação e equitação.
Quer conhecer mais sobre como a equoterapia pode ajudar?
Venha nos conhecer Estamos localizados aqui no espaço da APA (Associação dos Pecuaristas de Ariquemes) desde novembro de 2017, ou entre em contato através do número (69) 9 9326- 1010, porque a Equoterapia é a vida em movimento!
O que é Equoterapia?

A equoterapia, também conhecida por equiterapia, hipoterapia e terapia assistida por cavalos, é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
É também considerada uma forma de reabilitação baseada na neurofisiologia tendo como base os movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. Ao caminhar, o centro de gravidade do cavalo é deslocado tridimensionalmente, resultando em um movimento similar ao da marcha humana com movimentos alternados dos membros superiores e da pelve.

Como funciona o tratamento da equoterapia?
O tratamento da Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Quais os benefícios da equoterapia?
A prática da equoterapia objetiva benefícios: físicos, psíquicos, educacionais e sociais. Ganhos reais com autoestima e autoconfiança, postura, fala, desenvolvimento social, melhora da capacidade de comunicação e muito mais.

Quem deve fazer equoterapia?
A prática é muito recomendada para pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos:
– Doenças de origem: genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas;
– Sequelas de traumas e cirurgias;
– Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
– Distúrbios de aprendizagem e de linguagem.



 

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2024 - Todos os direitos reservados