Rondônia - 24 de Abril de 2024

NESTA SEXTA - FEIRA STF JULGA LIMINAR E DECIDE SE IVO CASSOL PODE OU NÃO DISPUTAR A ELEIÇÃO

VICTORIA BACON, 11/08/2022 09h34

 (Foto: VICTORIA BACON) Ampliar imagem:  (Foto: VICTORIA BACON)
Foto: VICTORIA BACON

A liminar concedida a Ivo Cassol foi um presente sem nada dentro da caixa. O ministro Kassio Nunes Marques foi pego de surpresa no início da sessão desta quarta-feira, 10 de agosto, que iniciou com uma súplica da ministra Carmen Lúcia, relatora da Ação Penal 565, que condenou Ivo Cassol a inelegibilidade de oito anos em 23 de julho de 2018 baseado na Lei da Ficha Limpa.
O ministro Luís Roberto Barroso disse que o caso representa uma “urgência artificial” e que a defesa de Cassol forçou uma decisão monocrática às vésperas da convenção partidária.
Alexandre de Moraes criticou Kassio Nunes por tentar causar tumulto com a decisão liminar concedida para Ivo Cassol. Os ministros Gilmar Mendes, Rosa Weber e Luis Fux concordaram com Alexandre de Moraes e disseram que a tentativa de Ivo Cassol atropelou o bom senso daquilo que a Lei da Ficha Limpa estabelece.
Ao final, nove ministros acompanharam a relatora. Apenas os dois ministros escolhidos por Bolsonaro, André Mendonça e Nunes Marques, foram contrários.
Ivo Narciso Cassol foi condenado na Ação Penal (AP) 565 pelo crime de fraude a licitações ocorridas quando foi prefeito da cidade de Rolim de Moura (RO), entre 1998 e 2002. Cármen Lúcia, no entanto, entendeu que a liminar concedida por Kássio Nunes Marques não poderia ser emitida sobrepondo uma decisão de plenário. Além disso, embora Cassol tenha cumprido sua pena, os corréus na ação ainda não concluíram suas penas, o que não fecharia a ação.
Pela movimentação dos bastidores da discussão desta quarta-feira, o placar do julgamento do plenário virtual, que ocorre em 48 horas devido à questão regimental, deve ser vexatório para o ministro que concedeu a liminar para Ivo Cassol. Nunes Marques deve frustrar-se com 9 votos contrários a sua liminar. A comemoração da cassolada durou quase nada. A jornalista Victoria Bacon alertou em seu blog na última sexta-feira, quando a liminar foi divulgada e viralizada.
𝐉𝐎𝐑𝐍𝐀𝐋𝐈𝐒𝐓𝐀 𝐕𝐈𝐂𝐓𝐎𝐑𝐈𝐀 𝐁𝐀𝐂𝐎𝐍.
Porto Velho, Rondônia.
@jornalistavictoriabacon

 

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2024 - Todos os direitos reservados