Rondônia - 25 de Abril de 2024

OPERAÇÃO DA "PC" EM CADEIAS VISA FRAUDE NA COMPRA DE INSUMOS CONTRA O COVID, SECRETÁRIO É AFASTADO

COM INFORMAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL, 17/05/2022 23h07

 (Foto: COM INFORMAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL) Ampliar imagem:  (Foto: COM INFORMAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL)
Foto: COM INFORMAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL

A Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) cumpriu, na manhã desta terça-feira (17), mandados de busca e apreensão no município de Candeias do Jamari, durante a “Operação Derision”, que mira um esquema criminoso de direcionamento em processos administrativos para aquisição de insumos que seriam utilizados no combate à pandemia da Covid-19, para atender a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), daquele município.
As equipes de policiais da Decor, com apoio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), e outras delegacias que compõem o departamento de estratégia e inteligência, cumpriram seis mandados de busca e apreensão em residências de empresários e também na residência do servidor que trabalha na Semusa.
A ação é resultado de investigação que teve início a partir de denúncia anônima relatando possível direcionamento em processos administrativos para aquisição de insumos que seriam utilizados no combate à pandemia da Covid-19 para atender a Secretaria Municipal de Saúde de Candeias do Jamari.
Os investigadores da Polícia Civil apuraram que duas contratações realizadas, por meio de dispensa de licitação, não demonstraram vantagem do erário na aquisição, além de outros indícios que fundamentam as aquisições pelo setor público, e que beneficiaram diretamente dois empresários envolvidos, com a participação direta do secretário de saúde de Candeias do Jamari.


SECRETÁRIO
O secretário da saúde de Candeias do Jamari, Valter Gomes de Queiroz, foi afastado do cargo, durante a Operação Derision, deflagrada pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), na manhã desta terça-feira (17), segundo informou a delegada Aline Neiva.
De acordo com a delegada, o afastamento do secretário será pelo período de 60 dias. “Nas investigações nós conseguimos constatar fraude na contratação por dispensa de licitação, a compra de insumos, cilindros e oxigênio e publicidade, usando recursos disponibilizados para o combate a pandemia da Covid-19. Com a diligência de hoje, a Polícia consegue concluir as investigações”, disse.
Nesta manhã, os investigadores cumpriram mandados de busca e apreensão na residência do secretário Valter Queiroz e na casa de dois empresários.

 

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2024 - Todos os direitos reservados