Rondônia - 29 de Março de 2024

POLÍCA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO "CHAMADO", DEPUTADO JOHNY PAIXÃO É O ALVO

ASSESSORIA, 14/01/2022 09h40

 (Foto: ASSESSORIA) Ampliar imagem:  (Foto: ASSESSORIA)
Foto: ASSESSORIA

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado – DRACO2 pertencente ao Departamento de Estratégia e Inteligência-DEI, deflagrou na manhã desta sexta-feira (14/01) operação visando angariar mais elementos que corroboram com todos os elementos já constantes da investigação visando o combate a crimes de corrupção, fraude a licitações praticadas por organização criminosas dentre outros.

A ação policial denominada “O Chamado” movimentou cerca de 150 policiais que cumpriram 32 mandados de buscas nos municípios de Ji-Paraná e Porto Velho-RO. Os alvos foram o gabinete de um parlamentar da Assembleia Legistiva Estadual, empresas privadas, escolas públicas e residências de pessoas ligadas a Orcrim.
As medidas cautelares visam coletar elementos de informação para a investigação de organização criminosa ligada a um Deputado Estadual, dedicada ao uso de emendas parlamentares em contratações fraudulentas de obras e reformas de escolas estaduais.

As investigações apuraram até o momento de que o valor destinado irregularmente via emendas, somam R$ 1.034.354,00 (um milhão, trinta quatro mil, trezentos e cinquenta e quatro reais). Estima-se que o montante pode ser maior, considerando a fase de investigação interna de outros recursos e fontes.

A atuação da ORCRIM em fraudes de contratos de locação de veículos, na prática popularmente conhecida por “rachadinha”, na qual servidores transferem uma parte ou a quase a totalidade dos seus salários aos líderes do esquema criminoso, além da nomeação de servidores “fantasmas”.

A deflagração contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil, da capital e do interior do Estado. “A Polícia Civil combaterá veementemente a corrupção. Nós não podemos tolerar que este câncer permaneça em Rondônia!” Afirmou o delegado Geral, Samir Fouad Abboud.


ESQUEMA

A Polícia Civil de Rondônia deu mais detalhes sobre a operação “O Chamado”, desencadeada na manhã desta sexta-feira e que mira o deputado estadual Johny Paixão.
São cerca de 150 policiais nas ruas, cumprindo 32 mandados de buscas nos municípios de Ji-Paraná e Porto Velho. Os alvos são o gabinete de Johny na Assembleia Legislativa, empresas privadas, escolas públicas e residências de pessoas ligadas à organização criminosa, de acordo com a Polícia. “As medidas cautelares visam coletar elementos de informação para a investigação de organização criminosa ligada a um deputado estadual, dedicada ao uso de emendas parlamentares em contratações fraudulentas de obras e reformas de escolas estaduais”, diz em nota.
De acordo com as autoridades policiais, as investigações apuraram até o momento de que o valor destinado irregularmente via emendas, soma R$ 1.034.354,00. “Estima-se que o montante pode ser maior, considerando a fase de investigação interna de outros recursos e fontes”. A atuação da Orcrim em fraudes de contratos de locação de veículos, na prática popularmente conhecida por “rachadinha”, na qual servidores transferem uma parte ou a quase a totalidade dos seus salários aos líderes do esquema criminoso, além da nomeação de servidores “fantasmas”.
A operação contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil, da capital e do interior do Estado.
Mandados de buscas, autorizados pelo Tribunal de Justiça, foram cumpridos no gabinete do deputado Johny Paixão na capital e ainda no interior. Equipes também estiveram no condomínio Bela Vista, no bairro Nova Esperança, onde morar um assessor do parlamentar. Em Ji-Paraná um dos alvos era a casa do parlamentar.

 

Destaques
POLÍCA CIVIL  DEFLAGRA OPERAÇÃO "CHAMADO", DEPUTADO JOHNY PAIXÃO É O ALVO

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2024 - Todos os direitos reservados