Rondônia - 19 de Abril de 2024

PRESIDENTE ALEX REDANO PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA RESOLVER SITUAÇÃO DOS GARIMPEIROS EM RONDÔNIA

EDIRCEU LIMA, 05/12/2021 19h37

 (Foto: EDIRCEU LIMA) Ampliar imagem:  (Foto: EDIRCEU LIMA)
Foto: EDIRCEU LIMA

A Assembleia Legislativa vai promover um debate em audiência pública, marcada para o próximo dia 08, às 10 horas, a situação dos garimpeiros e a atividade de garimpo no Estado de Rondônia. A audiência foi proposta pelo presidente da Casa, Deputado Alex Redano (Republicanos), e deverá reunir representantes do setor mineral, autoridades e a comunidade para uma ampla discussão sobre o tema, que é importante para a economia do Estado, mas seguem enfrentando dificuldades para se sustentar.
"É o momento de debatermos sobre o trabalho do garimpeiro e sobre a atividade de garimpo, que são marginalizados, penalizados e sofrem uma série de perseguições. Há uma falta de clareza nas leis que regem a atividade mineral no país, e não é diferente em Rondônia, e isso gera uma série de problemas. Somos um país de subsolo riquíssimo, mas que há muita dificuldade em exercer de forma livre e legal as atividades de lavra e o pior de tudo que quem leva a pior nisso tudo é a parte considerada mais frágil que são os garimpeiros que querem apenas conseguir o seu sustento, precisamos chegar a um bom termo, usarmos do bom senso, querem preservar o meio ambiente, é correto, eu também quero, mas temos que pensar no ser humano, o garimpeiro é um deste, e eles podem contar com o meu apoio", disse Redano.
Segundo o presidente, "a Assembleia Legislativa, com essa audiência pública, quer e espera abrir espaço para um amplo debate, que seja construída uma nova perspectiva, um novo olhar sobre a atividade mineral e quem trabalha no setor, em especial os nossos amigos garimpeiros que muitas vezes são marginalizados sem merecerem, se formos buscar a fundo tem gente prejudicando bem mais o meio ambiente, além disso, quanto que o nosso Estado de Rondônia não está perdendo de ganhar porque de qualquer jeito as nossas riquezas estão indo embora, ouro, nióbio, cassiterita, entre outros, precisamos mudar essa a realidade e com isso todos sairíamos ganhando" concluiu.


 

Ínicio     Notícias     Bastidores     Fale Conosco     Vídeos

 

 

© 2006 - 2024 - Todos os direitos reservados